2019/11/27

Novembro Azul chega à última semana em Brasilândia com saldo positivo de ações

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul de Brasilândia do Tocantins, na região norte do estado, chega à reta final com um salto bastante positivo de ações realizadas em prol da saúde da população masculina do município. Nesta semana, hoje (26) e amanhã (27), a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo atendimento em horário noturno na Unidade Básica de Saúde. Lá, das 18 às 22 horas, os homens podem contar com médicos, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.
Um dos principais serviços oferecidos diz respeito ao tema central da Novembro Azul: a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Conforme explica o secretário municipal de Saúde, Clésio Alves da Silva, também estão sendo ofertados exames PSA (de sangue) e toque retal. “Os exames são importantíssimos para os homens e quando feito regularmente podem auxiliar a detectar a doença em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, alertou o dirigente da pasta.
Clésio também destaca outras ações realizadas no decorrer do mês. “Promovemos palestras, inclusive no distrito de Tupiratã; realizamos momentos de prática de atividades físicas, distribuímos material informativo e conscientizamos a comunidade sobre a relevância dos cuidados básicos com a saúde”, elencou o secretário.
Além do atendimento noturno nesta quarta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Brasilândia realizará na próxima quinta (28) uma roda de conversa sobre Saúde do Homem com a participação do doutor Leonardo Pinheiro. O evento será às 18 horas na Academia da Saúde.
Para o prefeito Ricardo Dias, as ações desenvolvidas pela equipe da Saúde estão promovendo mudanças significativas nos hábitos da população. O gestor destaca, ainda, que, apesar da conclusão da campanha, as ações em benefício da saúde dos homens em Brasilândia são permanentes. “Nossas equipes seguem promovendo atendimento e estimulando os hábitos saudáveis”, finalizou o gestor municipal.

Anexos da Notícia

Nome Tamanho