Notícia

2021/04/30 Secretaria de Assistência Social

ABRIL AZUL: CONSCIENTIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. CAMPANHA PROMOVIDA PELA SEMAS DE BRASILÂNDIA DO TO

ABRIL AZUL: CONSCIENTIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. CAMPANHA PROMOVIDA PELA SEMAS DE BRASILÂNDIA DO TO.

A Secretaria de Assistência Social de Brasilândia do Tocantins-TO, promoveu a Campanha de Conscientização da Pessoa com Deficiência, chamada de ABRIL AZUL. Além de fornecer informações sobre os direitos e cuidados garantidos, foi repassado novamente as formas de prevenção contra a doença Covid-19. Este impacto pode ser impedido se as pessoas no geral tomarem ações e medidas de proteção. 

Campanhas como essa tem o intuito de promover atividades voltadas para a inclusão social e dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência, a fim de estimular a participação social, conscientizar a família, a sociedade e governantes sobre a importância da inclusão social, promover a informação e difusão dos direitos, identificar desafios para a inclusão social e buscar assim outras medidas que visem dar suporte e visibilidade à participação e inclusão social de todas as pessoas com deficiência na vida comunitária.

A Assistência Social de Brasilândia do Tocantins, TO orienta que as pessoas com deficiência e as demais pessoas que vivem em seu domicílio devem seguir as orientações da OMS (Organização Mundial De Saúde) sobre as medidas básicas de proteção durante a pandemia de COVID-19, tais como a higienização das mãos e o distanciamento físico: 

Pratique o distanciamento físico, mantendo-se a pelo menos um metro das outras pessoas. Evite ao máximo ambientes cheios de gente e minimize o contato físico com outras pessoas.  Considere fazer as visitas necessárias ao supermercado ou à farmácia fora dos horários de pico. Faça compra pelo telefone ou peça ajuda a familiares, amigos ou cuidadores para evitar a necessidade de entrar em ambientes cheios de gente.  Certifique-se de que equipamentos como cadeiras de rodas, bengalas, andadores, macas e etc, estão sendo desinfetados com frequência.                       

Conscientizar toda a sociedade, inclusive as famílias e fomentar o respeito pelos direitos e pela dignidade das pessoas com deficiência, contribui para combate dos preconceitos e aumenta a busca por uma melhor convivência entre todos. O município de Brasilândia do Tocanrtins, assim como as autoridades de saúde pública de todo o mundo estão tomando medidas para conter o surto de COVID-19. Algumas populações, em especial as pessoas com deficiência, podem ser as mais afetadas pela COVID-19, por isso a contribuição de todos é essencial para superarmos esse momento difícil de pandemia.       


Visualizações: 1105