2017/11/10

Implantação do Protocolo Do Fogo em Brasilândia do Tocantins – TO

Implantação do Protocolo Do Fogo

As equipes de Educação Ambiental da sede e do Escritório Regional do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) de Colinas iniciaram nesta terça-feira, 7, a implantação do Protocolo do Fogo no município de Brasilândia do Tocantins.

Aconteceu nesta terça-feira 07/11/2017 no Plenário da Câmara de Vereadores uma reunião entre o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins como os Vereadores, Secretários e o Prefeito de Brasilândia do Tocantins para Implantação do Protocolo do Fogo.

De acordo com informações da gestão municipal, Brasilândia conta com uma população de 2.064 habitantes, em uma área de 641,47 km2, localizado a 230km de distância da Capital. A estimativa é que aproximadamente 628 de seus habitantes, vivem na zona rural e povoado, além de outros 1.436 residentes da zona urbana, com uma média de cinco membro por família.

A vegetação predominante no município é o cerrado e matas, tendo como principal recurso hídrico, o Rio Feio, além de quatro córregos, entre eles; o Córrego Grotão, Córrego Tapuio, Córrego do Lage, Córrego Tiririquinha.

Outra informação importante é a principal atividade econômica do município, que investe na produção agrícola para subsistência no cultivo de arroz, milho, mandioca, feijão, melancia.  Ainda de acordo com registros da gestão municipal, a pecuária de gado de corte e leite é a maior atividade produtiva, com 53,1% de produção. O município extrai minérios como areia branca, cascalho grosso para Construção Civil e no área do artesanato se destaca a produção de crochê e bordado à mão.

O educador Ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado, relatou que a equipe iniciou a etapa de reuniões com os representantes da gestão municipal e nesse encontro também contou com a presença do prefeito, Ricardo Ferreira Dias, que acompanhou atentamente a apresentação questões relacionadas a adesão do Protocolo do Fogo.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Brasilândia, Divino Ferreira de Sousa, a implantação do Protocolo levará benefícios para o município. “Hoje estamos implantando o Protocolo do Fogo em parceria com o Naturatins e a acreditamos que as orientações de educação ambiental das atividades que envolvem esse compromisso vão nos trazer conhecimentos e aproximar nossa comunidade de uma melhor convivência com o meio ambiente”, comentou Sousa.

A equipe do Naturatins informou que serão três dias de visitas, então permanece no município até esta quinta-feira, 9, para a realização de encontros e diálogos com representantes da comunidade na zona urbana e rural de Brasilândia. . (Com informações do educador Ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado)

Fonte: http://naturatins.to.gov.br/noticia/2017/11/8/implantacao-do-protocolo-de-fogo-acontece-em-brasilandia-do-tocantins/